Proposta Pedagógica

Nossa proposta indica o rumo, o ideal que nós, educadores, buscamos para o crescimento do indivíduo de forma integral, visando ao gradativo desenvolvimento das habilidades dos alunos, para que vivam com qualidade e dignidade, sejam agentes de transformação e interajam com o meio social na busca de uma sociedade mais justa, solidária e honesta.

A Escola Crescer é uma instituição de ensino que foi projetada a fim de atender o desenvolvimento cognitivo da criança com uma educação de qualidade e com profissionais habilitados e engajados na busca do diferencial em seu papel na educação.

A proposta pedagógica da Escola Crescer está baseada nos princípios éticos, políticos e sociais, amparados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e nos pilares básicos da educação:

– Aprender a conhecer, no aluno, a capacidade de aprender a aprender, ao longo de sua vida;

– Aprender a fazer e preparar o aluno para desenvolvimento das competências do saber, levando-o à solução de problemas individuais ou de grupo;

– Aprender a conviver e preparar o aluno para gerir conflitos, fortalecendo sua própria identidade e respeitando a dos outros;

– Aprender a ser e levar o aluno a conhecer melhor o outro.

 

Temos como principal característica o acolhimento às famílias e às crianças, oportunizando a construção de vínculos afetivos sólidos e consistentes, assim como, efetivar parcerias com os pais na educação de seus filhos.

A formação continuada com a nossa equipe faz-se, através de reuniões. Estas propiciam a reflexão de nossa prática, bem como, o sistemático estudo de fundamentos teóricos. Oferecemos também oficinas, cursos e reuniões, para tratarmos os diversos assuntos relacionados tanto à escola quanto à infância e adolescência.

Em nossa prática educativa, visamos a proporcionar condições para o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos, psicomotores, sociais, emocionais e culturais, considerando seus conhecimentos prévios, suas particularidades, sua cultura e sua faixa etária. Dessa forma, possibilitamos a ampliação e a construção de diferentes saberes e habilidades, contemplando as necessidades de cada criança, assim como, seus direitos firmados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Acreditamos nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallone Fernando Hernández, em que o aluno é visto como um ser individual, que se desenvolve a partir das suas vivências em vários campos (afetivo, cognitivo e motor) e que constrói seu conhecimento na interação com o meio. Deve-se respeitar o seu estágio cognitivo, e, constantemente, encorajá-lo a ir além.

Em nossa metodologia de ensino, o currículo é visto como o fio condutor que permeia toda a ação do professor. Busca trabalhar as múltiplas relações entre cultura e conhecimento, tendo por objetivo a interdisciplinaridade, levando, em consideração, os interesses e as necessidades da comunidade atendida. Dessa forma, norteamos nossa ação educativa na Pedagogia de Projetos na qual o professor organiza seu planejamento e propõe situações de aprendizagem que visem à construção de conhecimentos significativos para o grupo, através das explorações de diferentes pesquisas e ações concretas para responder às indagações e curiosidades das crianças.

A Escola Crescer acredita, enquanto educadores na construção do conhecimento através da pesquisa cotidiana, na formação de um ser humano mais humano, crítico, autônomo e formador de opiniões.

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Crescer tem o sociointeracionismo como teoria da aprendizagem. Esta dá-se em contextos históricos, sociais e culturais e a formação de conceitos científicos dá-se a partir de conceitos cotidianos. Desta forma, o conhecimento potencial, considerando-se o contexto sócio-cultural.

 

Cátia Belmonte

Coordenadora Pedagógica